Aguinaldo Silva

Born in June 7th, 1943

From Carpina, Pernambuco, Brazil

Aguinaldo Silva Biography

Aguinaldo Silva (Carpina, 7 de junho de 1944) é um dramaturgo, escritor, roteirista, jornalista, cineasta e telenovelista brasileiro. Na adolescência, ainda funcionário de um cartório no Recife, escreveu o romance Redenção para Job. Lançado com sucesso, acabou por gerar polêmica porque correram rumores atribuindo a autoria real ao jornalista Newton Rodrigues, à época o editor da primeira página do Jornal do Commercio, importante diário da capital pernambucana.

Em 1962, quando a rede de jornais Última Hora, de Samuel Wainer, implantou no Recife o Última Hora Nordeste, Aguinaldo foi requisitado pelo jornalista Múcio Borges da Fonseca para trabalhar como repórter. Ele trabalhou alguns meses cobrindo a área do aeroporto, mas preferiu atuar internamente, na redação, passando a exercer as funções de copidesque.

Com o fechamento do jornal pelo movimento militar de 1964, Aguinaldo Silva foi morar no Rio de Janeiro, onde passou a trabalhar como repórter polícial no jornal O Globo. Na década de 1970, editou o primeiro jornal gay do país, O Lampião, um tablóide semanal que teve vida curta. Sua experiência como repórter policial o fez ser convidado, em 1979, para ser um dos autores do seriado Plantão de Polícia, da Rede Globo, que retratava a vida de um veterano profissional dessa linha, o fictício Waldomiro Pena.

O sucesso do seriado o levou a escrever também episódios de Malu Mulher. Posteriormente lançou o formato minissérie na TV brasileira, escrevendo com Doc Comparato, Lampião e Maria Bonita. Por este trabalho recebeu o Troféu APCA de Revelação Masculina de 1982, junto com Comparato, na categoria Televisão. Junto com o mesmo parceiro desenvolveu ainda mais duas minisséries - Bandidos da Falange (1983) e Padre Cícero (1984) - e mais uma solo - a adaptação de Tenda dos Milagres de Jorge Amado (1985).

No mesmo ano em que foi ao ar Padre Cícero, escreveu a primeira novela de sua carreira em parceria com a também estreante Glória Perez: Partido Alto, atração do horário nobre que mostrava simultaneamente os 'universos' da Zona Sul carioca e dos subúrbios da mesma cidade, estes dominados pelo jogo do bicho. Contudo, tal experiência não deu certo e Aguinaldo abandonou a feitura da trama antes de seu término.

Mas se recuperou logo no ano seguinte, quando José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, executivo da TV Globo, o convidou a escrever a novela Roque Santeiro. A novela de Dias Gomes, proibida pela censura da ditadura militar, em 1975, tinha 40 capítulos escritos, mas o autor se recusou a retomar o trabalho, Aguinaldo foi convidado a escrever a novela a partir do ponto em que Dias Gomes tinha parado e o resultado foi um grande sucesso de público e crítica.

Foi também o co-autor com Gilberto Braga e Leonor Bassères da novela Vale Tudo, em 1988. Seu talento de romancista e ficcionista, enriquecido pela experiência na reportagem policial, casou com a produção de folhetins televisivos. Outras características marcantes são o regionalismo e o realismo fantástico.

Também fez sucesso recentemente com a novela Senhora do destino, de2004. Sua última novela foi Duas Caras, iniciada em Outubro de 2007 e concluída em Maio de 2008. Aguinaldo Silva é homossexual assumido. foi autor da minissérie Cinquentinha. Começou o ano de 2010, supervisionando a novela Tempos Modernos, de Bosco Brasil autor que já adaptou a trama Bicho do Mato, primeira trama exibida no horário das 6 na Rede Globo.

Em Portugal, supervisiona a novela Laços de Sangue, primeira novela co-produzida da parceria Rede Globo e SIC Escreveu este ano a minissérie Lara com Z, protagonizada por Susana Vieira e Humberto Martins, contando com antagonistas como Beatriz Segall e Eliane Giardini e grande elenco. A minissérie é uma filhote de Cinquentinha.

Escreve agora a nova novela das nove da Globo, Fina Estampa que substituiu Insensato Coração a partir de 22 de agosto de 2011. Silva possui ainda a "marca" de único autor de novelas da Globo que só escreveu novelas "das oito" (de acordo com a edição 1891 da Revista Veja).

Show More

Aguinaldo Silva Movies

Other Trending Celebrities